A cidade de Cabaceiras recebe no próximo sábado (26) a edição do Circuito Cultural Som nas Pedras. O local escolhido para sediar as apresentações culturais será o Lajedo da Salambaia, localizado a 14km do centro da cidade. A programação cultural tem início às 15h30, e vai contar com uma feira de Artesanato e uma área gastronômica.
A programação tem confirmadas apresentações do grupo Sons do Silêncio, Camerata de Cordas (Prima), Poesia e Música, Grupo de Dança Flor de Mandacaru e o Grupo de Teatro Filhos da Roliúde. Também estão previstas oficinas de Flauta e Violão do Ponto de Cultura. A região de Cabaceiras é conhecida pelo clima seco e árido, com um terreno rochoso. O Lajedo da Salambaia diferencia-se dos mais conhecidos pelas pequenas lagoas formadas nas rochas e pela vegetação diferenciada.
Som nas Pedras – O primeiro evento teve início em 2012, e contou com a participação do poeta Pedro Soares, de João Pessoa, recitando poesias. Nas edições seguintes se apresentaram o poeta popular Espedito de Mocinha, Carrim da Prata e Zé Jabitacá – dois cantadores do Cariri, a cantora Sandra Belê, o projeto ACordaOSopro – com o mineiro Marcelo Fonseca e o baiano Rodrigo Sestrem, Ilmar Cavalcante, Osmando Silva, Lucas Carvalho, Ju Vieira e Neguinho de Arcoverde, entre tantos outros.
De acordo com o secretário executivo de Estado da Cultura, Milton Dornellas, o Circuito Som nas Pedras busca fortalecer as potencialidades econômicas dos municípios a partir da promoção cultural. “São municípios de grandes belezas naturais, como um pôr-do-sol lindo, e uma cadeia produtiva muito bem estruturada. É preciso desenvolver todo o potencial que esses municípios têm, e esse apoio será dado pelo Governo do Estado”, explicou.
O Circuito Som nas Pedras é uma realização de empreendedores do setor turístico local, juntamente com a prefeitura municipal, com a correalização do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Sebrae-PB, a Secretaria de Estado da Comunicação, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), através da Rádio Tabajara e do Jornal A União.