Funesc abre 4ª edição do ‘Panapaná, Novembro das Artes Visuais’, nesta quinta, em Campina
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, por meio da sua Gerência de Artes Visuais e da Galeria Archidy Picado, abre, nesta quinta-feira (21), a 4ª edição do projeto ‘Panapaná, Novembro das Artes Visuais’. A abertura será às 19h, no Cine-Teatro São José, em Campina Grande, com a inauguração do mural em Graffiti assinado por Thayroni Arruda. Em seguida, a partir das19h30, acontecem os shows com banda Berra Boi, Kiko Dinucci, Paal Nissen Love e Chico Correa.
A programação se estende até o dia 29, com atividades distribuídas no CRAS do município de Conde, Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras e no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O objetivo da ação é dialogar com os artistas locais e a comunidade, por meio de exposições, oficina e mural em Grafitti, intervenções artísticas e shows musicais.
Exposição Ecos (por Neska Brasil) – Dar vazão ao inconsciente é o principal eixo de pesquisa da Neska, que, através de vivências introspectivas, procura materializar suas imagens mentais. Após o ano de 2016 a artista permitiu-se à única liberdade possível: a liberdade na mente; para isso, desviou o foco de atenção do externo para o interno, e, com o olhar voltado para si, deu início a sua trajetória de autoconhecimento, autocompreensão e reestruturação. Como observadora curiosa dentro de sua própria cabeça, permitiu que as imagens se manifestassem sem amarras de estilos, temas ou tamanhos, o que resultou numa miscelânea de retratos que dialogam entre si de maneira independente, ousada, expressiva e que revelam significados múltiplos a medida em que os expectadores observam as obras, remetendo às experiências oníricas, onde nada é o que parece ser. Ecos é uma coletânea que fulgura fragmentos de suas produções.
Exposição coletiva e intervenção – A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) selecionou através de edital, três artistas que irão compor a programação do “Panapaná – Novembro das Artes Visuais 2019”. Os artistas contemplados são Cris Peres, Everton David e Flaw Mendes que deverão realizar uma exposição coletiva na Galeria Archidy Picado e produzir um conjunto de intervenções intitulado ‘Espaço Relacional’ na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, a serem inauguradas no próximo dia 29. A curadoria das exposições realizadas através do Edital de Chamamento é de José Rufino.
Para a edição deste ano do projeto foram recebidas inscrições da Paraíba, Pernambuco, Ceará e São Paulo. A comissão de seleção para o edital do Panapaná foi composta pela Chefe do Núcleo Memorial Abelardo da Hora, Camila Geracelly, o artista, curador e professor do Departamento de Artes Visuais da UFPB, José Rufino e o artista e Gerente Operacional de Artes Visuais da Funesc, Edilson Parra.
Animal Político (por Coletivo Brincantes de Imagens) – É o segundo projeto do coletivo e conta com a participação de 30 artistas (Bruno Chacon, Li Vasc, Eduardo Santos, Ricardo Peixoto, Karla Noronha, Bruna Dias, Aguar Atanazio, Cíntia Viana, Elenilson Soares, Arthur Sousa, Mergulha e Voa, Cidicleiton Zumba, Júlio Vieira, Ana Moravi, Mirna Nóbrega, Lucas Otávio, Vitória Oliveira, Gabriel Da Costa, Marília Riul, Geissy Reis, Helder Oliveira, Clara Luz, Adriano Franco, Mércia Felinto, Sandra Raquew, Anatil Maux, Maura Fernandes, Tiba Magalhães, Alexandre Gadelha e Silmara Ferreira).
Murais em Graffiti – Durante o período do Panapaná, serão inaugurados três murais em graffiti. O primeiro, nesta quinta-feira (21), no Cine-Teatro São José, em Campina Grande, com arte de Thayroni Arruda. De 26 a 28, a artista Thaynha, estará produzindo um mural no Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras. O terceiro será feito por Marcelo Camacho e inaugurado no dia 29, ocupando o Muro da Filgueiras (lateral do estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa).Entre os dias 25 e 26 serão realizadas duas oficinas de Graffiti com o Coletivo Acervo 03, no Centro de Referência da Assistência Social, em Conde/PB.
Shows musicais – A programação musical do Panapaná 2019 abre com shows de Berra Boi, Kiko Dinucci, Paal Nissen Love, Chico Correa no Cine-Teatro São José, em Campina Grande, nesta quinta-feira (21). No encerramento, dia 29, a banda Groove da Gota se apresenta no subsolo do Teatro de Arena, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Panapaná – Novembro das Artes Visuais
21 a 29 de novembro de 2019
Programação
21/11 – 19h
Inauguração de Mural em Graffiti – Thayroni Arruda
19h30
Berra Boi convida Kiko Dinucci
Kiko Dinucci e Paal Nissen Love convidam Chico Correa
Cine São José – Campina Grande/PB
25, 26/11 – 9 às 17h
Oficina de Graffiti – Acervo 03
CRAS – Conde/PB
26 a 28/11 – 14 às 18h
Mural em Graffiti – Thaynha
Teatro Iracles Pires – Cajazeiras/PB
27/11 – 19h
Exposição Individual Ecos – Neska Brasil
Espaço Expositivo Alice Vinagre –
Espaço Cultural José Lins do Rego – João Pessoa/PB
28/11 – 19h28
Exposição Coletiva Animal Político – COLETIVO BRINCANTES de IMAGENS
Praça do Povo, Espaço Cultural José Lins do Rego – João Pessoa/PB
29/11 – 18h
Inauguração de Mural em Graffiti – Marcelo Camacho
Muro da Filgueiras – Lateral do Estacionamento Espaço Cultural José Lins do Rego
19h
Exposição Coletiva – Cris Peres, Everton David, Flaw Mendes
Galeria de Arte Archidy Picado – Espaço Cultural José Lins do Rego
Curadoria José Rufino
Lançamento do Catálogo Panapaná – Novembro das Artes Visuais 2018
20h
Espaço relacional – intervenções de Cris Peres, Everton David, Flaw Mendes e José Rufino.
21h
Groove da Gota
Subsolo do Arena – Espaço Cultural José Lins do Rego