Agreste e Brejo

Agreste e Brejo Paraibano

Brejo paraibano tem Caminhos do Frio, História  e produção de cachaça

O Brejo paraibano é formado por matas, rios e cachoeiras. A região também é conhecida pelos engenhos de açucar e autêntica cachaça nordestina. Mas,sempre nos meses de julho e agosto, o Brejo paraibano começa a receber mais turistas por causa das temperaturas baixas, que podem chegar a 10 graus. Mas, atualmente os visitantes têm uma nova opção para curtir a região, e com muita cultura e tradição. A trilha dos caminhos que levam ao frio. Isso mesmo. Em pleno Nordeste brasileiro, especialmente nas cidades como Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Serraria e Pilões formaram o que está sendo chamado de “Circuito do Frio”. O projeto prevê o aproveitando da temporada de inverno e a localização geográfica privilegiada desses municípios para roteiros culturais.

O “Caminhos do Frio – Rota Cultural” é uma proposta de roteirização que tem dado certo e está norteado pelo Plano Nacional de Turismo dentro do Projeto de Roteirização do Brasil, abrangendo seis municípios localizados na microrregião do Brejo Paraibano. Os eventos que caracterizam o roteiro acontece seguindo um cronograma de atividades turísticas e culturais em cada um dos municípios.

Cada cidade teve uma denominação, de acordo com as suas características e aptidões culturais. Desta forma a Bananeiras ficou com o título de “Aventura e Arte na Serra. Depois, o roteiro inclui a cidade de Alagoa Nova, com o Festival de Galinha Capoeira. O município de Serraria passa a integrar o roteiro com a atividade “Cultura, Seresta e Natureza”. Na cidade histórica de Areia o circuito será “Frio, Cachaça e Arte”. Em Pilões haverá a “Festa das Flores”. Para encerrar a rota cultural do “Caminhos do Frio”, o município de Alagoa Grande realiza a “Mostra de Arte e Cultura”.

Cultura à parte, o Brejo paraibano também tem sido trabalhado para um roteiro que reúne gastronomia e história. Os antigos engenhos e trilhas são os pontos de partida para quem visita a região. Com baixas temperaturas, cenários bucólicos e ideais ao bom papo e gastronomia.

Campina Grande

Campina Grande

Durante todo o mês de junho, a cidade de Campina Grande recebe milhões de visitantes de todo o país e do exterior que vêm conhecer e participar do ‘Maior São João do Mundo’. É oportunidade única para ver de perto quadrilhas juninas estilizadas e coreografias únicas; comidas típicas do período e shows de forró desta animada celebração da cultura do Nordeste do Brasil. As apresentações ocorrem no Parque do Povo.

Campina Grande é a segunda  maior cidade da Paraíba e está localizada a 120 km da capital João Pessoa, 220 km de Recife e 256 de Natal. Vir à Campina Grande conhecer o ‘Maior São do Mundo’ é uma experiência única, sentir a expressão máxima da cultura regional nordestina que se revela pela melhor música, dança, gastronomia e artesanato.

pt_BRPortuguês do Brasil
es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil